sábado, 24 de novembro de 2012

Cuidados com a pele

É somente quando se chega nos 30 que percebemos as marcas cumulativas na pele depois de anos abusando do sol. Me pergunto o porquê de não ter tido essa consciência mais cedo e ter evitado ficar igual um lagarto no sol, com a mínima proteção no rosto, buscando aquele ar coradinho que as ocidentais tanto gostam. Mas quando somos mais novas, não pensamos muito nas conseqüências e o que realmente importa é o efeito imediato. (E hoje em dia tem mil maneiras de conseguir esse look corado sem precisar do sol!)

Além do sol, outros fatores também contribuem para manchinhas na pele como oleosidade, hormônios, etc. Peles morenas como a minha produzem mais melanina e uma simples espinha já é sinônimo de uma  nova marquinha... (humpf).

Mas nunca é tarde para começar a se cuidar e tentar reparar as marcas do passado e evitar as futuras. Na busca de uma pele mais lisinha e uniforme, investi uma graninha numa consulta com uma dermatologista top de São Paulo. Ela me recomendou os produtos abaixo:


1. Protetor Solar : Ela me recomendou um protetor fator 30 com cor da Episol.  Mas quando fui na farmácia gostei desse protetor da SkinCeuticals SPF 50 Physical Fusion UV Defense com cor universal, ou seja, serve para todos os tons de pele. Na embalagem diz que é indicado para quem faz peeling ou outros procedimentos com químicos. É um líquido bem fluido, nada gorduroso, e fica um efeito legal na pele. Obviamente não substitui a base, mas dá uma cobertura bem suave. Aprovadíssimo.

2. Helioral: Para complementar o efeito do protetor (não o substitui, só ajuda), ela me recomendou essas pílulas fitoterápicas Helioral, do laboratório Herbarium, que aparentemente servem como "fotoimunoprotetor" das células epiteliais. Não sei dizer quão eficientes são, mas estou tomando as 2 cápsulas por dia. Qualquer coisa que ajude a proteger a pele, tô dentro!

3. Clarifiant : Serum Concentrado da Roc, que foi recomendado passar pela manhã depois da pele limpa e tonificada, antes do protetor. Eu não gostei da textura do serum, porque por não ser nada oleoso, ele acaba esfarelando na pele. O segredo é passar bem pouca quantidade (um meio pump já basta) e não esfregar muito.

4. Liftactiv Retinol HA: Para a região dos olhos, ela me recomendou esse produto da Vichy anti-rugas, e me disse que era importante passar ele antes de passar os ácidos à noite (para proteger a região) :

5. Hormoskin: creme a base de Hidroquinona (4%), do laboratório Germed. Esse bichinho é forte, e no começo minha pele descamou levemente, mas a ação é mais superficial e não ficou nada vermelho. Foi recomendado passar bem pouquinho, nada de besuntar a cara inteira. Mais quantidade não significa mais eficiência. Para ser usado intercalado com:

6. Klassis emulgel: Ácidos Láctico, Glicólico, Arbutin e Kójico. Esse me pareceu mais suave, com a consistência mais fluida, mais fácil de espalhar no rosto que o Hormoskin. Tem FPS 20.

A combinação disso tudo não removeu as manchinhas por completo, mas reduziu digamos uns 60%. Estou no segundo mês de tratamento. O mais legal de tudo é que NUNCA MAIS tive nenhuma espinha (o que ajuda muito na prevenção de novas manchas) , e os poros fecharam consideravelmente! A dermato queria me empurrar tratamento com luz pulsada de 1.200 reais por sessão, e disse era necessário o mínimo de 6 sessões. Eu pensei "Minha nossa, com esse dinheiro eu vou pra NY, faço um monte de compras, roupas, maquiagens (me abasteço de um monte de corretivo na CVS, Sephora, Ultra, Wallgreens) e volto com a pele radiante". Então não, obrigada. Por enquanto vou ficar nos creminhos e me proteger do sol. 

*Consulte sempre um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.


2 comentários:

  1. Iza,

    Eu sou pirada em cuidados com a pele! Desde de ever...
    Por aqui estou me esbaldando nos produtos da La Roche Posay, nada como ir na farmácia do mercado e comprar produtos sonho a preço de banana. E preço da banana no Brasil, não aqui! huahauhauaha
    Também usei o Klassis por indicação da minha dermatologista no Brasil e gostei bastante. Nenhum milagre em bisnaga, mas ajuda.

    O tratamente com luz pulsada também fica na lista de "to do one day". Em Balneário e Curitiba o preço é mais acessível, em torno de 500 reais a sessão, em profissionais top.

    Parabéns pelo blog!!! Vou acompanhar sempre que der.

    Beijoo
    Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Eu também piro nessas coisas, eu posso ficar HORAS ININTERRUPTAS olhando uma prateleira de farmácia com produtos pra pele... Que sorte a sua comprar La Roche Posay baratinho, que sonhoooo de toda a mulher... (às vezes eu sonho mesmo à noite que estou na CVS nos EUA comprando um monte de coisa em farmácia, inclusive nosso blush queridinho :)hihihi )!Inclusive comecei a usar o Biomedic Pigment Control do La Roche antes de me consultar com a dermato. Quando acabar minhas bisnagas eu volto a usar ele.

      Obrigada por ler o blog!!! Fico super feliz!

      Beijos!

      Izabelle

      Excluir