sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Meu cabelo é bipolar!

Eu reparei esses dias : eu uso shampoo para "liso extremo" mas meu condicionador é para dar "volume".  Eu faço escova no cabelo mas depois enrolo com baby liss. Eu quero a raiz com volume, mas o resto liso. Eu quero cabelo encorpado, mas uso sérum depois de ter passado mousse. Eu uso shampoo para cabelo "normal", mas as pontas são secas. Eu uso condicionador para corrigir a ponta seca, mas deixa a raiz oleosa. Uso shampoo sem sal mas passo spray com sal para tentar o efeito de "beachy waves"... 

Não é à toa que meu cabelo deve estar com problema de personalidade. Quando era pequena meu cabelo era lisérrimo. Depois de tanto inventar, pintar, cortar, se arrepender, deixar crescer, cortar de novo, chorar e deixar crescer de novo, ele foi se revoltando comigo. Agora não sabe o que quer ser, se quer ser liso, se quer ser enrolado, ou se quer me enrolar.

Eu não vivo sem secador e fazia tempo que não ousava ficar sem secar meu cabelo, que apesar de bipolar, é relativamente bem fácil de escovar. Quando fui pra África (detalhes neste post!) obviamente eu não podia perturbar a fauna e desequilibrar o ecosistema africano com barulho de secador no meio dos animais. Me preparei antes de viajar e fiz uma escova progressiva para poupar a savana do barulho de turbina de avião do meu secador e assim evitar que minha juba armasse demais. Me ajudou bastante. Não foi a solução porque o efeito da progressiva só ativa com o secador, mas ajudou.

Mas semana passada, lá estava eu a trabalho em uma cidade pequena do interior de São Paulo, hospedada em um pequeno e simples hotel. E o desespero veio quando abri minha mala: eu tinha deixado meu secador em casa. Liguei pra recepção e a moça me disse que tinham um para emprestar. UFA! Mas quando fui buscar..... o secador era tão pequeno que cabia na palma da minha mão. Ele não secava, ele assoprava. 

Pensei comigo "vou secar aos poucos amassando, e deve ficar um ondulado apresentável". Minha gente.... minha juba ficou gigantesca... tinha mecha que estava lisa, tinha mecha que ficou cacheada... Medonho!! 

A sorte foi que só depois dos meus 30 que aprendi a fazer trança embutida assitindo a esse video no youtube aqui, e tinha praticado há algum tempo atrás (precisa de muita prática!!). Foi o que me salvou. A juba ficou domada dentro da trança quietinha, até chegar em casa e encontrar seu velho amigo Sr. Taiff, o secador.



Depois dessa roubada, eu logo que cheguei de viagem comprei um produto da TRESemmé, um spray sem enxágüe para pentear para "cachos perfeitos". Não posso mais ficar à mercê do Sr Taiff. Preciso encontrar um jeito do meu cabelo também ficar bonito ao natural. 



Li na revista Allure algumas dicas para ajudar a assumir a textura natural do seu cabelo (se é bipolar como o meu, meio ondulado, meio liso...).

- Não lavar todos os dias
- Usar um condicionador profundo, tipo máscara
- Não secar esfregando a toalha. Escorrer a água suavemente com as mãos
- Usar produtos (tipo esse acima) com o cabelo bem úmido e nada de ficar passando os dedos toda hora. Deixe o cabelo quietinho secando ao natural para não abrir as cutículas do fio...

Vou tentar seguir isso e torcer para que dê certo. :) Se não der, dá-lhe trança embutida!

Bom fim de semana!


Um comentário:

  1. Minha nossa, esse post, tou me matando de rir!
    Meu cabelo também tem transtornos psíquicos severos e não dá o braço a torcer hahahahaha. E a coitada aqui também é casada com um Sr. Taiff, até que gostaria de me divorciar mas não posso, a dependência que ele me impôs é definitiva.
    Mais posts sobre cabelo são muitooo desejados, pleaseeee. :)

    ResponderExcluir