terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto Verão uma Ova

Agora é a época das revistas femininas começarem a divulgar o "Projeto Verão", implicitamente (ou explicitamente) dizendo que não estamos magras o suficiente para caber num biquíni e propondo dietas mágicas, milagrosas e expressas. Acho tudo isso uma besteira sem fim, uma imposição de beleza ridícula. Esses dias estava lendo o site da revista Glamour e uma menina contava a experiência e estar seguindo uma dieta chamada Dukan. "Chego à quarta semana do Projeto Verão Glamour com 52 quilos - aliás, os mesmíssimos 52 que vi na balança há uma semana." Essa criatura estava reclamando que parou nos 52 quilos (repito, 52!) e que não conseguia mais emagrecer!!! A que ponto chegamos?
Eu respondi a matéria no site dizendo que se ela tivesse 1,30m de altura, a preocupação da moça era totalmente válida, mas como não parecia que ela anã, aquela era uma matéria totalmente descabida e que só fomentava anorexia nas meninas. Obviamente meu comentário passou pelo filtro e nunca foi publicado.... Mostrar magreza vende!

Não vou negar que sou mulher, sou vaidosa e que aspiro um corpo magro (não esquelético) mas sobretudo o que eu quero é ser saudável. Me revoltar com o que as revistas publicam não significa que vou desleixar, e sim que sei filtrar o que faz bem e o que não faz, o que beira a loucura e o que é razoável.

Se você fizer uma dieta "detox" tomando só suco de melancia por uma semana, é óbvio que vai emagrecer! Mas é sustentável? Claro que não. Você uma hora vai ter que voltar a comer e tudo ou parte do que você perdeu vai eventualmente voltar...

E essas dietas que suprimem um tipo de alimento, então? "Carboidrato não pode..." Não tenho formação em Nutrição, não tenho envergadura acadêmica para contestar a teoria que comer só proteína é que é o certo. Mas acredito que tudo que é muito extremista é ruim. Ficar em jejum e passar fome é extremo, então pra mim é ruim também.

Acho totalmente válido se você quer perder peso, porque vai se sentir melhor, mais leve e mais saudável, mas não porque se sente pressionada pelos outros! Mas por favor, não siga essas dietas malucas que só existem para vender mais!

Eu tenho um livro maravilhoso chamado "Ultra-metabolismo"  de Mark Hyman (Editora Sextante), que não é sobre dieta e sim sobre um estilo de se alimentar. Não diz pra você parar de comer carboidrato ou pra restringir sua dieta a míseras 500 calorias por dia. Pelo contrário, ele desmascara muitos mitos, mostra fatos e te ensina a ser seletivo com os alimentos, e preferir aqueles que vão turbinar seu metabolismo! Super recomendo essa leitura para um estilo de vida saudável. Afinal uma das coisas mais prazerosas da vida é comer! 

Tirei esse cartoon do Facebook (página Humor Inteligente), achei o máximo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário