sábado, 29 de dezembro de 2012

Viagem: África do Sul

Se tem um lugar na crosta terrestre que sempre me causou fascinação desde pequena, esse lugar chama-se África. A vida selvagem, a savana, o ritmo de uma natureza intocada, sempre habitaram minha imaginação. Só a palavra "safari" já desencadeava em mim a sensação de ser uma das mais exóticas experiências que um ser humano poderia ter.

No ano passado eu realizei meu grande sonho de ir ver de perto tudo que eu via nos documentários do National Geographic! Eu, meu marido e meu filho embarcamos para a maior aventura de nossas vidas, 2 semanas na África do Sul. Desse tempo, uma semana ficou reservada para o Kruger Park e a outra para conhecer o restante desse país encantador.

O Kruger é uma das maiores reservas da África (mais de 19mil km2) e faz fronteira com o Zimbabue ao norte e Moçambique ao leste. Ao redor do Kruger há inúmeras reservas privadas sem separação do parque, ou seja, os animais transitam livremente por todo o território.

Por muita sorte eu achei na Internet uma agência de turismo de lá nota dez, especializada em safaris, chamada Sun Safaris. Eles montaram o roteiro para nós, desde nos buscar no aeroporto, a indicar onde teríamos a melhor experiência nos "bushes" e a maior chance de ver os Big 5 (leão, rinoceronte, búfalo, leopardo e elefante) . Eu não queria um lugar muito rústico, afinal estava viajando com uma criança, e também não queria um lugar sofisticado, porque eu acho que acabaria com a genuína experiência de estar no meio da savana. Fomos indicados ficar na reserva privada chamada Manyeleti na fronteira com Kruger, e se hospedar num lodge chamado Honeyguide Tented Safari Camps. Foi a melhor escolha que poderíamos ter feito!

Chegamos em Johannesburg pela South African Airways e antes de seguir para o Kruger, eu simplesmente TINHA que visitar o Lion Park, que tinha pesquisado antes de viajar e vi que dava para ver e tocar nos filhotinhos de leão!


Patinha com patinha :)  O leão é um animal noturno, portanto durante o dia dormem muito! Foi muita emoção estar tão perto de um bichano desses e poder tocar neles! Sonho realizado!


De Johannesburg pegamos um vôo para Hoedspruit. De lá seguimos para o Honeyguide para o que seriam para mim os dias mais marcantes da minha vida!

O lodge foi inspirado nas viagens de Hernest Hemingway para África. Na cabana somente o necessário: cama, mosquiteiro e banheiro. Nada de frigobar e telefone (isso é para os fracos!). Se o hóspede tivesse algum problema, tinha um apito do lado da cama... e só! E fomos avisados logo na entrada: NUNCA saia de sua cabana à noite, somente na companhia do guia. Como não tinha separação alguma do lodge para o resto da savana africana, era comum se deparar com leão, búfalo, leopardo, elefante no caminho entre a cabana e a parte principal do hotel. E também nos solicitaram: no caso de um encontro desses, NUNCA corra. Apesar do ser humano não ser o petisco natural desses animais, correr ativa o instinto de correr atrás da presa, portanto
era para seguir estritamente a regras do guia. A viagem já começou a ficar emocionante só com essas instruções!




O lodge era exatamente o que tinha imaginado, rústico, mas com conforto. Eu só não tinha idéia que nossa "cabana" (tipo uma barraca de lona) era escancarada para o mato. Na primeira noite depois que o guia nos entregou no quarto e fechou só o mosquiteiro da parte da frente da barraca, eu gritei : "EI MOÇO, Não vai fechar o resto da lona?" Ele simplesmente continuou andando com a lanterna dele e disse: "Não, senão vocês não vão agüentar de calor... Mas não se preocupem, estão seguros aí mesmo só com a tela", e desapareceu no breu.





Vista da cama era essa: a melhor televisão 3D que alguém poderia ter no quarto. Li depoimentos de gente que acordou e quando olhou pra fora tinha elefantes por ali!



Será que preciso dizer que na primeira noite eu não consegui dormir nada? O barulho dos animais era super alto e como tínhamos somente uma tela nos separando deles, eu me sentia muito desprotegida e vulnerável! Conseguíamos escutar leões e hienas, mas me arrepiava escutar os passos no mato, porque pareciam muito, muito próximos. Eu imaginava algum bicho fungando na tela do mosquiteiro querendo nos cheirar e não conseguia pregar os olhos...  No dia seguinte eu perguntei ao guia o que eram aqueles passos e ele me disse "provavelmente hipopótamos"... minha Nossa!!!

Todos os dias tínhamos 2 safaris : um bem de manhã e um bem de tarde, pegando o anoitecer. Era importante ser esse horário para pegar a bicharada ativa, antes que o sol quente os afugentasse. Às 5 da manhã, como não tinha telefone para acordar os hóspedes, eles tocavam um tambor. Um breve café da manhã era levado na cabana e logo depois saíamos no jipe em busca daquela fauna inteira que não me deixava dormir à noite. Na noite que escutamos o leão, o guia experiente já sabia em que direção tínhamos que seguir no dia seguinte. Não deu outra, naquele dia encontramos uma leoa que tinha acabado de se alimentar e estava tomando água.



Sempre no meio dos safaris tinha uma parada para um "coffee break"... O guia e o tracker (a pessoa que fica na frente do jipe que avista pegadas e animais primeiro) montam uma mesinha no meio do NADA e o pessoal fica ali bebericando e fazendo uma boquinha. De manhã era café (e tomei o melhor café com Amarula da minha vida). À tarde eram servidos vinhos sul africanos geladinhos, cervejas, refrigerantes... Tudo sendo degustado com o pé no chão onde um leão pode ter acabado de passar. Eles recomendam obviamente não se desgrudar do grupo. Cada parada era uma emoção. Esse café da manhã eu passei sentada no chão observando os hipos. 






Quando chegávamos do safari matutino, era servido o café da manhã oficial, com muitas frutas, iogurte, granola e pães quentinhos feitos ali. Depois até a próxima saída, não tinha  nada pra fazer. Nada de TV, sala de jogos. Tinha até internet Wi-fi, mas tem graça estar num lugar desses perdendo tempo do seu globo ocular preso numa tela??? Nada como se entregar ao ócio e ficar observando a natureza chegar próximo. A gente arranjou o que fazer, até mostrar a música brasileira pros funcionários do hotel com o tambor que usavam pra chamar a gente para os safaris e as refeições.. hehe... O tempo passa deliciosamente devagar, e a mente vai de desapegando aos poucos de tudo que não é importante naquele momento e parece que as prioridades da vida começam a ficar mais claras. Também tinha uma piscina, que entrei meio ressabiada. No inverno, quando é seco e não tem muita água disponível, muitos animais vem beber água ali... Felizmente nenhum felino foi matar a sede enquanto nos aliviávamos do calor... UFA...




O mais incrível é que, mesmo estando num lugar assim digamos, tão exótico, a gastronomia é impressionante. Tudo muito sofisticado e bem feito, bem apresentado, com muito sabor! A sopa fria que foi servida em um dos almoços foi inspiração para eu escrever para o concurso do Estadão (que já mencionei nesse post). E tudo sempre regado aos melhores vinhos sul africanos... Os guias sempre sentavam à mesa com os hóspedes na hora da refeição para compartilhar as histórias mais incríveis que já tinham vivenciado. E não faltava macacos nos observando comer também :)





Enfim, tenho mais de 700 fotos dessa viagem maravilhosa que certamente reforçou o amor que sempre cultivei pela África e que nos renderá inúmeras histórias para a vida inteira. Uma pena que não dá para compartilhar tudo aqui no blog, mas selecionei algumas abaixo. Me despeço deste post desejando um 2013 maravilhoso, com muita paz e saúde (pois sem esses 2 não adianta nada ter dinheiro!), e que muitos outros sonhos possam ser realizados!






"Ser feliz é melhor do que ser rei"   Provérbio africano

3 comentários:

  1. Como sempre embarquei na tua narrativa dessa aventura quer vcs viveram!!! Que venha 2013 com mais carimbo nos passaportes!!! Bjs cuza

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que vou chorar de emoção no dia que tocar assim num filhotinho de leão.... Que coisa mais linda esse post, fiquei emocionada. Água na boca de fazer exatamente o mesmo roteiro! :)

    ResponderExcluir
  3. Iza vim futucar aqui para pegar as dicas da África.... Não vejo a hora de estar lá! A felicidade vai transbordar :)

    ResponderExcluir