sábado, 2 de março de 2013

Sangue, Ossos e Manteiga

Recentemente terminei de ler um livro delicioso chamado Sangue, Ossos & Manteiga - A Educação Involuntária de uma Chef Relutante, escrito pela chef de cozinha americana Gabrielle Hamilton.

livro sobre chef


Eu amo ler livros sobre gastronomia, seja relatos de chefs, de críticos, livro de receitas... Adoro também os programas de TV sobre comida, como Jamie Oliver, Top Chef, Andrew Zimmern (aquele careca simpático que come comidas bizarras!), e a-do-ro principalmente o Anthony Bourdain. E foi num programa dele (o No Reservations) que vi há alguns anos atrás primeira vez a Gabrille Hamilton mostrando alguns pratos, mas não tinha ligado uma coisa com a outra quando meu marido me deu esse livro de presente no ano passado (ele sabe que o assunto sobre o mundo dos chefs me fascina!). 

Trata-se de uma autobiografia que vai muito além de falar sobre comida. Ela fala de experiências (loucas) de vida, de amor, de viagem. A narrativa é deliciosa e Gabrielle leva o leitor pelo seu exercício de auto-conhecimento até se definir finalmente como chef e abrir o seu próprio restaurante, o Prune, no East Village em Nova York. É até um alívio testemunhar que pessoas de sucesso também passaram por fases de questionamento na carreira. Ela conta a história inusitada de um freqüentador do restaurante que virou seu marido e pai dos seus filhos (o motivo real do casamento é inusitado - mas não vou contar aqui pra não perder a graça!) . É engraçado que pouco antes de ler o livro comecei a gostar um monte de um drink chamado Negroni e rapidamente virou meu favorito (nosso hobby recente aqui em casa tem sido preparar drinks), e por coincidência ela menciona muitas vezes esse drink no livro! Portanto, leitura super recomendada pra  um entardecer nublado, num sofá gostoso com uma luz de abajur,  com o livro em uma mão e um Negroni na outra (coloquei a receita no final do post). 

Mas o post não pára por aqui!!! Para fechar o ciclo, fui conhecer o restaurante dela, o Prune, nessa nossa última viagem a NY! Infelizmente quando chegamos lá num sábado, o brunch já tinha sido encerrado (e é a refeição mais concorrida do restaurante, segundo ela mesma comenta no livro). Mas tudo bem. Foi legal demais entrar lá dentro e trocar o cenário que eu tinha imaginado lendo o livro pelo cenário real onde acontecem muitas das histórias que ela conta. O restaurante é pequenininho, mas super charmoso e acolhedor. Próxima viagem a NY vou chegar mais cedo para poder finalmente provar os pratos de autoria dela.



brunch at prune




"O negroni é um aperitivo pequeno e perfeito (...). Aquela presença perfeitamente italiana, que acende seu apetite e anima seu humor, equilibra o doce e o amargo (...)"

Receita:

cubos de gelo
1 dose de Campari
1 dose de vermute vermelho doce
1 dose de gim
1 twist de casca de laranja para decorar

Encha metade da coqueteleira com gelo. Adicione o Campari, o vermute e o gime agite bem. Coe na taça tipo coquetel bem gelada e sirva com um twist de casca de laranja. E cheers!!!



"Tomo um golinho do meu negroni e contemplo as novas e inesperadas circunstâncias em que me encontro" frases do livro Sangue, Ossos & Manteiga









Nenhum comentário:

Postar um comentário