sexta-feira, 15 de março de 2013

Duelo de naturebas

É difícil eu fazer uma refeição e não observar com muita atenção cada detalhe do sabor, da apresentação, do lugar, do serviço. Ao comer qualquer prato, seja num restaurante da moda ou num self-service, eu fico imaginando poeticamente como descreveria aquele momento: como foi a sensação da primeira mordida, a textura dos ingredientes, o condimento, e como os sabores se contextualizaram. Às vezes penso que poderia não ser tão crítica (no sentido mais amplo do seu significado, como apreciação e análise - não como algo negativo), e simplesmente comer e ponto. Primitivamente alimentar-se, sem pensar muito no que aquilo significa.
Mas não consigo. Pra mim toda refeição é um ato supremo e merece atenção nos detalhes. Quero sim, analisar cada salsinha e quadradinho de cebola, esmiuçar cada tempero, fragmentar cada sabor, sentir cada textura no paladar e imaginar em cada garfada como transcreveria o prazer de comer em palavras (se é que isso é possível).

Minha hora do almoço é quando eu mais posso exercitar essa minha veia de crítica gastronômica. No bairro em que eu trabalho, no Itaim em São Paulo, há infinitas opções de restaurantes e sempre que posso, gosto de sair a pé pelo bairro na hora do almoço e procurar um lugar gostoso pra sentar e aproveitar o momento de merecida pausa diante de uma bela refeição. Nem sempre eu acerto; tem muito lugar que é lindo por fora, mas a comida é mediana (pra não dizer medíocre) e muito cara. Mas tem também muito lugar que é simples e mais barato e a comida é deliciosa. É uma eterna busca para encontrar um lugar perfeito, bonito, com atendimento rápido, boa comida e com bom custo/benefício. Confesso que ainda não encontrei um restaurante que reúna todas as qualidades num lugar só, mas continuo nesse exercício, que pra mim é um hobby!

Nessa minha atividade extra-curricular de crítica,  fui a 2 restaurantes nas últimas semanas, ambos com a mesma proposta, de comida "natural". Uma foi o Tea Connection da Rua João Cachoeira e o outro foi o Bien! Natural Gourmet, da Rua Pedroso Alvarenga.

Pra começar o Tea Connection tem um ambiente delicioso, pé direito alto, encharcado de luz natural, com muito verde por dentro, mesas bem separadas, algumas com assentos de sofá. A trilha sonora suuuuuper agradável, no volume perfeito. Um lugar que já te faz sentir saudável desde que você entra, sabe como?  Me sentei sozinha e me serviram um couvert muito gostoso, uma torradinha com um patê de cenoura muito bem temperado. Pedi um roll de salmão, com abóbora grelhada, cogumelos e queijo cremoso (eu amo abóboraaaa). Acompanha umas batatas rústicas, que não estavam totalmente cozidas, mas o wrap estava bom o suficiente para me satisfazer. O atendimento foi lento, demoraram exageradamente para me trazer a conta e depois a máquina do cartão, mas relevei.

Ainda muito curiosa para provar outros pratos, voltei lá na semana seguinte. Pedi o menu do Restaurant Week, que podia ser uma mini pizza de vegetais de entrada, uma salada  como principal e uma sobremesa. Perguntei à garçonete se não tinha aquele couvert de cenoura gostoso que me serviram no outro dia e a resposta foi "é que daqui a pouco vai chegar sua entrada". Pelamordedeus, desde quando só se serve couvert quando não se pede a entrada??? E desde quando a decisão tem que ser dela e não do cliente?

Gostei da mini pizza de vegetais, mas nada excepcional... A minha salada veio farta, rúcula com pistache, pedacinhos de queijo brie e chutney de tomate. As primeiras garfadas foram boas, com aquela mistura forte de sabores e texturas - o macio do queijo, a crocância do pistache, o amargo da rúcula, mas o chutney de tomate estava exageradamente doce e acabou ficando muito enjoativo nas próximas garfadas e predominando no paladar. 

Minha segunda experiência foi no Bien! Natural Gourmet. O restaurante por dentro é engraçado, me lembrou de algum modo a oficina de Artes da Biblioteca Pública de Curitiba, que eu ia quando criança durante as férias enquanto minha mãe trabalhava. As mesas parecem as carteiras que eu me sentava pra fazer bonecos usando sucata, a decoração usa cores primárias (lembrou agora das aulas de arte da escola, não foi?) e paredes são de compensado de madeira. Me explicaram que o menu muda todos os dias e cada prato tem sua descrição funcional . Salmão grelhado para "estressados", salada para os "lights", tem menu para os "namoradeiros" (?!), para "exagerados", "esportistas". O menu vem com salada, prato principal, suco e sobremesa.

Independente da falta de bom gosto para a escolha do nome dos menus, pedi um salmão grelhado com arroz negro, espinafre e gengibre para "estressados". A salada veio mirradinha num prato de sobremesa, umas poucas folhas de alface com 1 ou 2 tomates-cereja e um ovo de cordorna pela metade. Num restaurante que tem o apelo natural, a salada deveria ser maravilhosa, farta, colorida, vibrante, crocante, deliciosa, chamativa! Decepção total. O salmão estava gostoso, macio por dentro e o arroz negro bem temperado. Mas como eu gosto muito de gengibre, eu tenho sempre a impressão que tudo que vai gengibre fica gostoso, exótico, picante. Se não fosse pelo gengibre talvez o prato tivesse perdido a graça. A sobremesa foi doce de abóbora com côco com uma bola de sorvete, totalmente dispensável. Eu acho que deveriam ter economizado o dinheiro do sorvete e incrementado mais a salada.

O dono ou gerente veio na minha mesa e corajosamente perguntou se estava bom. Eu respondi que sim e ele já ia virando as costas sem me dar a chance de continuar. Eu disse "MASSSS" , e ele voltou a me olhar e tenho certeza que o coração dele deve ter gelado e deve ter desejado não ter me perguntado nada... Eu disse que a salada deveria ser mais alegre, mais farta, mais colorida, servida mais bonita, num bowl, quem sabe. Eu tenho essa genuína vontade de ajudar um estabelecimento... Quando me perguntam se eu gostei é minha chance de tentar ajudar, de dar minha opinião sincera. Não quero ser uma cliente que diz que estava tudo bem e não volta nunca mais. Quero ser a cliente que diz o que pode ser melhorado e dar mais uma chance quando vejo potencial. Me boto no lugar dos empreendedores e gostaria de receber feedbacks sinceros dos clientes para sempre poder melhorar. Mas a resposta dele foi "mas o tempero estava bom, não estava?". Não adianta se agarrar só no tempero, meu amigo....


---- // ----

Interessante que estava ainda trabalhando nesse post e hoje retornei ao Tea Connection porque eu e o pessoal do trabalho queríamos aproveitar o último dia do Restaurant Week e me lembrei desse que fica pertinho do escritório e que gosto do ambiente. Foi a terceira e última chance que eu dei para o lugar. Estávamos em 4 pessoas, 3 pediram o Menu do Restaurant Week e uma pediu um prato do cardápio normal. Nossas entradas chegaram, e quando ainda nem havíamos terminado , chegou prato principal, que teve que se espremer na mesa junto com o prato da entrada.... (bad bad timing...). Já estávamos na metade do nosso prato principal e o prato de nossa colega ainda não tinha chegado. Quando alguém por fim deu atenção à  nossa mesa depois de ficarmos acenando para alguém nos olhar, nos disseram que haviam esquecido de pedir o prato dela, que era demorado (um simples wrap de salmão, o mesmo que pedi a primeira vez!) , e se ela não queria pedir algo mais rápido. Ela pediu o menu do Restaurant Week por sugestão deles, que chegou quando há havíamos praticamente terminado de comer. Por fim ela pediu a sobremesa que fazia parte do menu e ela veio cobrado à parte na conta! Ainda isso! Ter que pedir para corrigir a conta e tirar o que foi cobrado indevido, quando pelo contrário,  eles deveriam ter dado um pequeno desconto que fosse, para compensar em parte o sentimento de insatisfação do cliente que foi esquecido, abandonado, ignorado e ficou babando enquanto os outros comiam!

É uma pena, é um lugar tão bonitinho... mas 3 vezes de serviço ruim é demais, já dei chance suficiente. E ninguém ganhou no meu duelo dos naturebas!  Mas tudo bem. Seguirei na minha incansável busca por um lugar que reúna todas as qualidades que um restaurante deveria ter.

Bom fim de semana!




Ambiente do Tea Connection



Salmon Roll - Batatas faltaram cozimento, mas o wrap estava bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário